TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Deputada bolsonarista aciona PGR por 'veto ideológico' a compra de blindados de Israel

    Denúncia e requerimento de informações foram propostos pela deputada bolsonarista Julia Zanatta após declaração do ministro da Defesa

    José Múcio Monteiro (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A declaração do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, de que "questões ideológicas" teriam barrado uma licitação para a compra de blindados israelenses pelo Brasil resultou na apresentação de uma denúncia à Procuradoria Geral da República (PGR). Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, a denúncia e um requerimento de informações foram propostos pela deputada bolsonarista Julia Zanatta (PL-SC), que busca a instauração de um procedimento investigativo para garantir a responsabilização de eventuais atos discriminatórios.

    Durante um discurso na Confederação Nacional da Indústria (CNI), Múcio afirmou que “a questão diplomática interfere na Defesa”. "Houve agora uma concorrência, uma licitação, venceram os judeus, o povo de Israel. Mas por questões da guerra, do Hamas, os grupos políticos, não estamos com essa licitação pronta, mas por questões ideológicas, nós não podemos aprovar. O TCU não permitiu dar ao segundo colocado e nós estamos aguardando que essas questões passem, para que a gente possa se defender", disse Múcio na ocasião.

    Embora Múcio não tenha fornecido detalhes sobre a licitação em questão, ele também comentou sobre um "embaraço diplomático" relacionado à guerra na Ucrânia, mencionando uma venda de munições que o Brasil não pôde concretizar com a Alemanha devido a preocupações com o uso militar na guerra da Ucrânia.

    “Temos uma munição aqui no Exército que não usamos. A Alemanha quis comprar. Está lá, custa caro para manter essa munição. Fizemos o negócio, um grande negócio. Não faz porque senão o alemão vai mandar para a Ucrânia, a Ucrânia vai usar contra a Rússia e a Rússia vai mexer nos nossos acordos de fertilizante”, disse o ministro.

    Ainda conforme a reportagem, no requerimento de informações, Zanatta questiona quais seriam os motivos ideológicos que impediram a aprovação da licitação, se essa decisão pode impactar outras colaborações com Israel e se houve comunicação formal sobre o cancelamento ou suspensão da licitação.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados