TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Dividido entre sabatina e Ministério da Justiça, Dino telefona para senadores em busca de apoio

    Indicado pelo presidente Lula para o STF, Flávio Dino será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 13 de dezembro

    Ministro da Justica, Flávio Dino (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), enfrenta uma intensa jornada de articulações no Senado Federal visando à sua aprovação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a CNN Brasil, Dino tem priorizado conversas por telefone, uma "peregrinação virtual", enquanto divide sua agenda entre os compromissos ministeriais e a preparação para a sabatina, marcada para o dia 13 de dezembro. 

    Após enfrentar desgastes no segundo semestre, devido a críticas à atuação na segurança pública, Dino tem buscado respaldo entre os senadores, especialmente aqueles que participam da COP28 em Dubai. A estratégia contrasta com a adotada por Paulo Gustavo Gonet Branco, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que tem visitado os gabinetes acompanhado de uma comitiva.

    Dino, por sua vez, também realiza encontros pessoais, mas sem o auxílio de assessores, e liga diretamente para os parlamentares. Sua presença no Senado, sem acompanhantes, surpreendeu até mesmo seus próprios auxiliares na última semana. Enquanto Gonet enfrenta pouco ou nenhum atrito,  Dino procura converter indecisos. 

    "A avaliação é a de que este trabalho tem de ser feito junto a senadores de partidos do centro, como por exemplo o MDB. Os senadores que fazem a interlocução de Dino com seus colegas sugeriram que o ministro procurasse parlamentares que representam estados do Norte, Centro-Oeste e Sul e que sejam reduto do bolsonarismo", destaca a reportagem.

    A base governista acredita que Dino já conta com os votos necessários para aprovação, mas busca ampliar a margem para evitar surpresas. O ministro será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 13 de dezembro, com a votação no plenário prevista para o mesmo dia. 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: