TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Lula alerta líder do governo sobre 'clima de intolerância e violência' na Câmara

    Presidente disse que o 'clima de intolerância não pode prosperar'. Alerta foi feito na esteira da violência política que resultou na hospitalização da deputada Luiza Erundina

    Lula (Foto: Reprodução | ABr)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um alerta ao líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), de que o “clima de intolerância e violência” que vem se intensificando na Casa não pode continuar. A declaração foi confirmada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após uma reunião com líderes e ministros, e está relacionada ao caso deputada federal Luiza Erundina (PSol-SP), que passou mal durante uma sessão na Comissão dos Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial na última quarta-feira (5). A parlamentar recebeu alta médica no sábado (8), após ser hospitalizada

    Durante a reunião desta segunda-feira (10), Lula enfatizou a necessidade de combater o ambiente hostil na Casa legislativa, referindo-se aos recentes episódios de tensão e agressividade que culminaram na hospitalização de Luiza Erundina e de outros incidentes durante as sessões. "O presidente fez uma fala muito forte para o líder Guimarães. Ele tem falado para os líderes desde o que aconteceu na Câmara, aquele clima de intolerância e violência, que culminou em uma situação grave de saúde", relatou Padilha, de acordo com o Metrópoles.

    Além disso, outro incidente ocorreu no Conselho de Ética, também na quarta-feira, durante a análise de uma denúncia contra o deputado André Janones (Avante-MG), suspeito de montar um esquema de “rachadinha” em seu gabinete. A sessão foi marcada por troca de xingamentos entre os deputados bolsonaristas Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zé Trovão (PL-SC) contra Janones, que os chamou de “gado”. A situação escalou a tal ponto que a Polícia Legislativa foi acionada para acalmar os ânimos.

    Em resposta aos episódios de violência e intolerância política, Lula também conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Segundo Padilha, o presidente reiterou que tal comportamento "não pode prosperar" na Casa, e também teria destacado a importância de um ambiente de respeito e diálogo.

    Quando questionado sobre o posicionamento do governo federal em relação aos projetos contra o aborto e a delação premiada, Padilha disse apenas que o Executivo atuará “para que não entrem em pauta projetos que aticem a beligerância”.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados