Lula cobra ministros por alinhamento e comunicação em reunião estratégica
Novo plano de 90 dias para a comunicação do governo inclui comparações com a gestão Bolsonaro e foco em resultados concretos
247 - Em uma longa reunião ministerial realizada na segunda-feira (20), o presidente Lula (PT) e sua equipe deram o pontapé inicial em uma nova estratégia de comunicação para o governo federal. Comandada pelo recém-nomeado ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, a discussão apontou problemas internos e buscou soluções para melhorar a conexão entre as ações governamentais e a população. A reunião de sete horas refletiu a urgência de centralizar as narrativas e ajustar os discursos do governo, relata Malu Gaspar, do jornal O Globo.
Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha de Lula em 2022, apresentou um plano estratégico de 90 dias para organizar e uniformizar a comunicação dos ministérios. Segundo ele, os resultados das iniciativas do governo não têm sido devidamente percebidos pela sociedade devido à falta de alinhamento entre os ministérios, ausência de uma narrativa integrada e uso inadequado de dados e histórias reais. Os ministros, que deveriam ser os principais porta-vozes, muitas vezes não sabem o que ocorre em outras pastas, afirmou Sidônio a portas fechadas, de acordo com relatos de integrantes da reunião.
Principais desafios identificados - O diagnóstico do novo ministro da Secom apontou que:
- Os ministérios falham em destacar os impactos concretos de suas iniciativas, priorizando números e estatísticas em vez de relatos que humanizem os programas;
- As ações não estão sendo devidamente comunicadas devido à falta de uma estratégia integrada;
- A agenda presidencial, considerada densa e pouco flexível, dificulta a participação de ministros em eventos importantes para suas pastas.
Plano de ação e prioridades - Entre as medidas propostas por Sidônio está a criação de uma escala de entrevistas para os ministros, alinhada às prioridades do governo. Além disso, ele recebeu carta branca de Lula para dialogar diretamente com todos os ministérios e articular um discurso único. A comparação entre os governos Lula e Bolsonaro foi destacada como um eixo central da nova política de comunicação, com o objetivo de demonstrar avanços e corrigir percepções negativas.
Segundo Sidônio, o governo precisa mostrar de onde saiu e onde está para construir uma narrativa de progresso. Programas como o Minha Casa, Minha Vida, coordenado por Jader Barbalho (Ministério das Cidades), terão prioridade na comunicação.
Lula mira 2026 - Durante o encontro, o presidente reforçou a necessidade de centralizar a divulgação das realizações mais relevantes, que deverão ser vocalizadas por ele. Lula também destacou sua intenção de se preparar para a disputa pela reeleição em 2026, ainda de acordo com o jornal O Globo. Segundo interlocutores, ele teria comentado que precisa 'estar bem de saúde para enfrentar a próxima campanha', surpreendendo membros do governo ao mencionar que 'Deus decidirá o seu futuro'.
Discussão sobre os militares - Outro ponto de destaque foi a fala do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Militares. O texto propõe que membros das Forças Armadas que concorram a cargos eletivos não possam retornar à ativa após a campanha. Múcio defendeu que a medida trará mais estabilidade às Forças Armadas e alinhou sua implementação às eleições de 2026.
Desafios pela frente - A reunião deixou clara a intenção do governo de fortalecer sua comunicação para enfrentar desafios internos e externos, especialmente o avanço de pautas da direita e do bolsonarismo. Apesar do tom conciliatório, Lula cobrou mais proatividade dos ministros e estabeleceu metas para os próximos meses.
Com o plano de Sidônio em andamento, o governo busca melhorar sua percepção pública e consolidar uma estratégia de comunicação que seja mais eficiente e integrada, preparando o terreno para os próximos desafios políticos e eleitorais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: