TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Moro convoca Força Nacional para reprimir estudantes na Esplanada dos Ministérios

    O ministro da Justiça, Sergio Moro, determinou que a Força Nacional de Segurança Pública esteja a postos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para reprimir os protestos de estudantes marcados para esta terça. As manifestações, em Brasília e em todo o país, convocados pela UNE, buscam defender a educação pública e a Previdência Social e marcam um dia de protesto contra o governo Bolsonaro.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ministro da Justiça, Sergio Moro, determinou que a Força Nacional de Segurança Pública esteja a postos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para reprimir os protestos de estudantes marcados para esta terça. As manifestações, em Brasília e em todo o país, convocados pela UNE, buscam defender a educação pública e a Previdência Social e marcam um dia de protesto contra o governo Bolsonaro.

    Um dos focos dos protestos é o projeto  "Future-se", do governo Bolsonaro, que pretende promover a privatização da educação pública. A Portaria prevê que os agentes poderão agir “em caráter episódico e planejado, nos dias 7, 12 e 13 de agosto de 2019”, a pedido do MEC. 

    O argumento do governo é de que "a Força está destacada para ações de preservação da ordem pública e da incolumilidade das pessoas e do patrimônio na defesa dos bens da União".

    No entanto, a última vez que a Força Nacional entrou em cena, o cenário foi de violência e repressão. Em 2016, estudantes protestavam contra mudanças mo ensino médio e o congelamento de gastos, quando foram reprimidos pela Força Nacional. 

    Confira a lista dos atos nas capitais:

    Lista de manifestaçõe nas capitais

    Confira aqui os locais e horários das manifestações: 

    Norte

    Em Rio Branco (AC), os manifestantes programaram o início do ato na Praça da República, às 16h. Em Manaus, o protesto está marcado para 16h, na Praça da Saudade. Já em Boa Vista (RR), o ato sairá da Praça do Centro Cívico, às 16h. A praça Três Caixas D´águas, em Porto Velho (RO), será a concentração do ato para os rondonienses. Em Belém (PA), os manifestantes partem da Praça da República, às 15h. No mesmo horário, mas em Macapá (AP), o ato parte da Praça da Bandeira. A última manifestação na região Norte será em Palmas (TO), onde o ato partirá às 17h do Parque dos Povos Indígenas.

    Nordeste

    Em São Luis (MA), a Praça Deodoro é o palco escolhido para a manifestação agendada para iniciar às 15h. Logo cedo, às 8h, piauienses se concentram na Praça da Bandeira, em Teresina (PI). No mesmo horário, mas na Praça da Gentilândia, em Fortaleza (CE), os manifestantes partirão em marcha. Em Natal (RN), a concentração do ato será na frente do shopping Midway Mall. Às 9h, no Liceu Paraibano, em João Pessoa (PB), começa o protesto. Já em Recife (PE), a manifestação está marcada para às 15h, na rua Aurora. Em Maceió (AL), a ação parte do Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada (Cepa), às 8h. Na Praça General Valadão, às 15h, em Aracaju (SE), os sergipanos se reúnem para dar início ao protesto contra os cortes na educação.

    Centro-Oeste

    Em Campo Grande (MS), o ato está marcado para a Praça Ary Coelho, às 9h. Na Praça Alencastro, em Cuiabá (MT), a partir das 14h, os mato-grossenses se manifestam. Já em Goiânia, o ato sai da Praça Universitária, às 15h. Em Brasília (DF), a manifestação ocorre mais cedo, às 9h, no Museu da República.

    Sudeste

    Em São Paulo (SP), o ato está marcado para às 16h, no Masp, na avenida Paulista. No Rio de Janeiro (RJ), os manifestantes se concentram na Candelária, às 15h, e depois partem em direção à Petrobrás, incluindo na pauta o combate ao desmonte da estatal. O teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória (ES), é o ponto de partida do protesto dos capixabas, às 16h. Já em Belo Horizonte (MG), os estudantes e trabalhadores marcaram a ação para a Praça da Assembleia Legislativa, às 16h.

    Sul

    Em Porto Alegre (RS), os manifestantes se concentram na Esquina Democrática, às 18h. Os paranaenses, se manifestam a partir das 17h na Praça Santos Andrade, em Curitiba (PR). Os catarinenses elegeram o Largo da Catedral, em Florianópolis (SC), para o ponto de encontro do protesto, que começa às 16h.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: