Pacheco: projeto para blindar parlamentares de operações da PF causa 'perplexidade'
O parlamentar disse que, se a proposta for aprovada, pode gerar 'questionamento do ponto de vista constitucional'
247 - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira (28) a jornalistas, em Brasília (DF), que a eventual Proposta de Emenda à Constituição para blindar deputados e senadores de operações da Polícia Federal causa "perplexidade". O deputado federal bolsonarista Rodrigo Valadares (União Brasil-SE) é autor da PEC.
De acordo com o senador, "qualquer iniciativa que busque extinguir a possibilidade de investigação contra qualquer cidadão é algo que pode gerar algum tipo de perplexidade e até de questionamento do ponto de vista constitucional". Pacheco disse que a "forma da execução de toda e qualquer [medida] cautelar contra quem tenha prerrogativa por função" pode apenas ser "alvo de aprimoramento".
A proposta sobre o aval do Legislativo para medidas judiciais do Supremo começou a ser discutida por causa das operações da Polícia Federal (PF) em endereços ligados aos deputados federais Carlos Jordy e Alexandre Ramagem, ambos do PL do Rio de Janeiro, acusados de envolvimento em espionagem ilegal e tentativas de golpe.
O eventual projeto sobre as operações da PF são parte de uma espécie de ofensiva do Congresso sobre o STF. Outras duas propostas restringem decisões monocráticas dos magistrados, e delimita mandatos para ministros do STF.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: