TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Ricardo Cappelli estreia com 5,8% na disputa pelo GDF e desponta como aposta da esquerda

      Ex-interventor federal no DF após os ataques golpistas de 8 de janeiro, Cappelli é visto como nome promissor do campo da esquerda em 2026

      Ricardo Cappelli (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira (31) e repercutida por diversos veículos, aponta que o jornalista e ex-interventor federal Ricardo Cappelli (PSB) já aparece com 5,8% das intenções de voto na disputa pelo Governo do Distrito Federal em 2026, no cenário estimulado. O levantamento ouviu 1,6 mil eleitores, em 65 municípios, entre os dias 21 e 25 de março de 2025 e possui intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 2,5%.  As informações são do blog do Esmael Morais

      Mesmo sendo um nome novo no cenário político local, Cappelli tem trajetória nacional e ganhou notoriedade ao ser nomeado interventor na Segurança Pública do DF durante a crise institucional provocada pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. À época, ele atuou como braço direito do então ministro da Justiça, Flávio Dino, atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

      • Celina Leão (PP): 36,6%
      • Izalci Lucas (PL): 11,3%
      • Leandro Grass (PV): 11,2%
      • Paula Belmonte (Cidadania): 7,6%
      • Ricardo Cappelli (PSB): 5,8%
      • Eduardo Pedrosa (União): 5,4%
      • Brancos/nulos: 16,4%
      • Não sabe: 5,8%

      Embora bem avaliado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) não aparece como pré-candidato ao Executivo local, uma vez que cumpre seu segundo mandato consecutivo. No entanto, sua aprovação de 62%, segundo o mesmo levantamento, pode ter peso decisivo, especialmente se ele optar por apoiar um nome ou disputar o Senado.

      Atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Cappelli tem ampla trajetória no campo progressista. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), secretário nacional de comunicação, secretário de comunicação do governo do Maranhão e secretário-executivo do Ministério da Justiça na gestão de Flávio Dino.

      Sua atuação durante a intervenção federal na segurança do DF foi marcada por firmeza e eficiência, sendo elogiado inclusive por adversários políticos. Ex-militante do PCdoB, hoje no PSB, ele é visto como aposta do campo lulista para as eleições de 2026 na capital federal.

      A pesquisa mostra, ainda, que Cappelli apresenta desempenho acima da média em faixas do eleitorado consideradas mais politizadas. Entre eleitores com ensino superior, ele alcança 6,2%. Já entre os jovens de 16 a 24 anos, sua intenção de voto chega a 11,2%.

      Entre as mulheres, o ex-interventor pontua 6,3%, contra 4,5% entre os homens — números que indicam um potencial de crescimento relevante, especialmente para um candidato que ainda inicia sua trajetória eleitoral.

      Caso Ibaneis Rocha opte por concorrer ao Senado, o cenário também é competitivo. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece na liderança::

      • Michelle Bolsonaro (PL): 42,9%
      • Ibaneis Rocha (MDB): 36,9%
      • Leila do Vôlei (PDT): 26,7%
      • Erika Kokay (PT): 24,2%
      • Bia Kicis (PL): 20,7%
      • Rosilene Corrêa (PT): 8,1%

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados