Segundo voo dos EUA para o Brasil com deportados está previsto para o dia 7 de fevereiro
O voo partirá do estado norte-americano da Louisiana
247 - Autoridades norte-americanas informaram ao governo brasileiro que o segundo voo com deportados dos Estados Unidos para o Brasil está previsto para o dia 7 de fevereiro. Fontes da Polícia Federal (PF) confirmaram a informação.
O voo partirá do estado da Louisiana e, assim como no primeiro voo que desembarcou em solo brasileiro na semana passada, a aeronave deverá fazer uma escala em Manaus (AM) antes de seguir para o destino final: o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG). A viagem com os deportados estava programada desde o final do ano passado, ainda na gestão de Joe Biden, informou a CNN.
Ainda não é possível saber o número exato de brasileiros que serão expulsos dos EUA. A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, afirmou nesta terça-feira (28) que o presidente Lula autorizou a criação de um posto de acolhimento no aeroporto de Confins para receber os brasileiros deportados.
Caso da PF
A Polícia Federal abriu um "registro de fato" para investigar se houve abusos contra os 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos na última sexta-feira (24). Eles desembarcaram em Manaus com algemas nos pés e nas mãos. Também relataram problemas com alimentação, falhas técnicas, maus-tratos e agressões verbais.
A aeronave tinha 158 pessoas a bordo, sendo 88 brasileiros, com destino a Belo Horizonte (MG), mas precisou passar por manutenção, cancelando a decolagem para a capital mineira.
Cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais moram nos EUA atualmente, mostraram estatísticas oficiais. Destes, 230 mil são brasileiros, informou o Pew Research Center. Entre 45 milhões e 50 milhões de imigrantes moram no território norte-americano. As deportações devem afetar entre 10 milhões e 15 milhões de pessoas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: