"Triste e grave", diz Alckmin sobre atentado em Brasília
Vice-presidente negou, no entanto, que o ato afete o G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos próximos dias
247 - Em resposta ao recente atentado ocorrido na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o ato violento, embora grave, não afetará a cúpula do G20, prevista para os próximos dias, no Rio de Janeiro. A declaração foi dada durante a Conferência do Clima (COP29) em Baku, Azerbaijão. Alckmin enfatizou que o episódio será investigado com rapidez e rigor, ressaltando a robustez das instituições democráticas do Brasil, relata a CNN Brasil.
O atentado, que teve como autor Francisco Wanderley Luiz, resultou em explosões próximas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Alckmin classificou o ocorrido como um "atentado contra uma instituição da República". Segundo o vice-presidente, o ato deve ser visto com extrema seriedade. "Triste pela perda de vida e grave por ser um atentado a uma instituição da República, um poder da República", afirmou. Ele ainda ressaltou a importância de um trabalho contínuo para a proteção da paz e da democracia, especialmente em um cenário de crescente polarização e recorrentes ameaças a autoridades e órgãos públicos.
Alckmin também foi questionado sobre possíveis conexões entre o recente atentado e os atos antidemocráticos de janeiro de 2023, quando manifestantes bolsonaristas invadiram o Congresso, o STF e o Palácio do Planalto em uma tentativa de golpe. “[temos] um trabalho permanente no sentido de reduzir essas violências, esses atos absurdos que comprometem a paz, comprometem a democracia, comprometem a segurança”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: