Atacam as universidades de forma ideológica e econômica, diz reitor da UFPE
Anísio Brasileiro de Freitas Dourado falou no 4º Encontro de Assinantes do 247, realizado em Olinda, sobre os ataques do governo às universidades públicas; segundo ele, os ataques são ideológicos e econômicos; assista
247 - O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, falou no 4º Encontro de Assinantes do 247, em Olinda, sobre as dificuldades vividas pelas universidades públicas durante o governo do presidente Jair Bolsonaro e a liderança do ministério da Educação nas mãos do ministro Abraham Weintraub.
O reitor afirmou que os ataques à autonomia das universidades têm caráter ideológico. “O primeiro é o ataque sistemático à autonomia da universidade, ataque do ponto de vista ideológico, com a questão das humanidades e da Escola Sem Partido, é inconcebível imaginar uma universidade pública no mundo inteiro sem sociologia, sem história e sem filosofia, é a razão da nossa existência”.
Ele lembrou também que as universidades sofrem agora com os cortes no orçamento das instituições de ensino. “Há um ataque violento do ponto de vista econômico também, isso levou a intensas manifestações de apoio da sociedade no dia 15 e 30 de maio que foi, além do bloqueio de recursos para a Educação Básica, o bloqueio de R$ 2 bi para a Educação Superior, isso significa que nós havíamos recebido 40% do orçamento na parte de custeio até junho e 60% foi bloqueado”.
Inscreva-se na TV 247 e assista à entrevista na íntegra:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: