Bombeiros encontram corpo de menina de 12 anos arrastada pela enxurrada na Bahia
Temporal histórico na Grande Salvador já deixou três mortos; volume de chuva é o maior em 61 anos
247 - Após dias de buscas intensas, o corpo da estudante Amanda Max Teles da Silva, de 12 anos, foi encontrado nesta sexta-feira (29) pelos bombeiros na saída de um sistema de drenagem pluvial em Dias D’Ávila, na região metropolitana de Salvador, destaca a Folha. A menina havia desaparecido na última quarta-feira (27), após cair em um bueiro e ser arrastada pela força da enxurrada durante os temporais que assolam a região.
O resgate mobilizou 80 bombeiros, além de equipamentos especializados, como câmeras cedidas por empresas privadas, para mapear os dutos e galerias de águas pluviais. Na quinta-feira (28), a mochila de Amanda foi encontrada a cerca de dois quilômetros do ponto onde ela caiu, na avenida Lauro de Freitas. Apesar dos esforços das equipes, o corpo da criança só foi localizado nesta sexta, encerrando as buscas.
O desaparecimento de Amanda ilustra a gravidade das chuvas históricas que atingem a Grande Salvador. Entre segunda-feira (25) e quarta-feira (27), foram registrados 322 milímetros de chuva, o triplo da média esperada para todo o mês de novembro, que é de 108 mm. A Defesa Civil informou que este é o novembro mais chuvoso desde 1963.
Outras vítimas dos temporais
Além de Amanda, os temporais já causaram outras duas mortes na região. Também nesta sexta-feira, foi encontrado o corpo de Paulo Andrade, de 18 anos, vítima de um deslizamento de terra no bairro de Saramandaia, em Salvador. Paulo estava em casa com a mãe e o irmão de seis anos no momento do acidente, mas apenas ele não sobreviveu.
Na quarta-feira, a primeira vítima fatal foi confirmada: Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, também soterrado em um deslizamento em Saramandaia. Ao todo, cinco pessoas foram soterradas no bairro, com três sendo resgatadas com vida.
Risco de novos desastres
Os temporais, que afetam principalmente bairros como Retiro, Marechal Rondon, Boa Vista de São Caetano, Pau Miúdo e Mata Escura, levaram a prefeitura de Salvador a ativar o Plano Preventivo de Defesa Civil. A iniciativa inclui o envio de alertas via SMS, acionamento de sirenes em áreas de risco e a evacuação de moradores para abrigos.
Até a manhã de quinta-feira (28), a Defesa Civil já havia registrado 73 ocorrências, sendo 33 deslizamentos de terra. A orientação é que famílias em áreas de risco deixem suas casas para evitar novas tragédias.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: