Elmano e José Dirceu exaltam o legado de luta e justiça de Inocêncio Uchôa
Homenagem celebra a trajetória do advogado, juiz aposentado e defensor da democracia em evento que reuniu lideranças políticas e sociais
247, com informações do Blog do Eliomar -Na noite da última sexta-feira (27), foi marcada por uma noite de celebração dos 80 anos do juiz aposentado e advogado Inocêncio Uchôa. O evento aconteceu em Guararapes, em Fortaleza e contou com a presença de lideranças políticas e sociais.
Ao lado da esposa Ângela, dos filhos Pablo Uchôa (Doutor em Comunicação e correspondente internacional) e Marcelo Uchôa (advogado, escritor e integrante da Comissão Nacional de Anistia), além de netos e nora, Inocêncio Uchôa recebeu uma série de homenagens. Entre os presentes estavam o ex-ministro José Dirceu, a ex-prefeita Maria Luiza Fontenele, o governador Elmano de Freitas e lideranças políticas como os deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins, os estaduais Renato Roseno e Larissa Gaspar, além de figuras como a ativista Maria da Penha, o ex-reitor Renê Barreira e diversos juristas, jornalistas, artistas, sindicalistas e líderes comunitários da Capital e do Interior.
“Eu vim aqui para dizer ‘muito obrigado’ a Inocêncio Uchôa, pelo exemplo, pela referência. É um amigo a quem devo muito da minha formação profissional (advogado)”, declarou o governador Elmano de Freitas.
“Amigo da luta, né?! Lutou contra a ditadura, foi preso, cobrou legalidade quando a Dilma sofreu o golpe jurídico-parlamentar, esteve sempre com Lula-Livre, advogado das causas trabalhistas, juiz, um exemplo para todos nós”, destacou o ex-ministro José Dirceu.
A comemoração foi marcada por momentos de emoção, relembrando a luta de Inocêncio desde os anos 1968, mas também reafirmando o compromisso coletivo com a defesa das liberdades e da democracia. Durante o evento, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) homenageou o aniversariante, que aproveitou para demonstrar sua admiração e amor pela esposa, Ângela.
O legado de Uchôa
Juiz do Trabalho aposentado e advogado, Inocêncio Uchôa possui uma carreira notável junto ao Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) e ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Com formação internacional pela Universidade de Salamanca, na Espanha, também exerceu o cargo de Controlador Geral de Fortaleza e integrou conselhos nacionais de destaque.
Reconhecido por suas contribuições à Justiça e à sociedade, foi agraciado com honrarias como a Medalha Boticário Ferreira e a Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho. Atualmente, além de atuar como advogado, preside a Fundação Cultural Virgínia Uchôa, mantendo seu compromisso com a promoção da cultura e a defesa dos direitos humanos.
A celebração dos 80 anos de Inocêncio Uchôa reafirmou não apenas sua relevância profissional, mas também seu papel como um símbolo de resistência e dedicação às causas sociais e democráticas no Brasil.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: