HOME > Nordeste

Humberto Costa sobre a Bolívia: 'patriota é quem defende o seu povo e a democracia' (vídeo)

O parlamentar aproveitou para cobrar uma ação do Parlasul

Humberto Costa (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O senador Humberto Costa (PT-PE) publicou uma mensagem de apoio à população da Bolívia, que foi às ruas nesta quarta-feira (26) se manifestar contra a tentativa de golpe. O petista prestou solidariedade ao presidente boliviano, Luis Arce, e aproveitou para cobrar do Parlasul uma ação antigolpe. 

"Patriota é quem defende o seu povo e a democracia", escreveu o parlamentar em rede social. "Como membro do @PARLASUR, defendo que o órgão de representação cidadã reforce a importância da democracia e se insurja contra toda e qualquer tentativa de golpe. Todo o nosso apoio ao presidente Arce". Sediada em Montevidéu, capital uruguaia, a entidade citada por Humberto Costa tem Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai, e Uruguai.

O senador também expressou apoio aos atos dos bolivianos contra a mobilização golpista. "Hoje os bolivianos saíram às ruas e lutaram bravamente para defender o seu país. Sem chance para o golpismo! Sem anistia para quem ataca a democracia!Sem anistia para quem ataca a democracia!".

A palavra "patriota", mencionada por Humberto Costa, ganhou mais repercussão nacional a partir de 2019, primeiro ano do governo Jair Bolsonaro (PL). O político extrema-direita, inelegível atualmente, usava o termo para tentar apoio da população. Mas, no ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral tornou Bolsonaro inelegível por fake news. Ele disse a embaixadores, em 2022, que o sistema eleitoral brasileiro não tem segurança contra fraudes. Partidos e eleitores do campo progressista denunciaram ao Judiciário as intenções golpistas dele. 

Em 8 de janeiro de 2023, num ato golpista, apoiadores de Bolsonaro invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O Supremo Tribunal Federal fez mais de 200 condenações e a Procuradoria-Geral da República, 1.390 denúncias. Novos julgamentos vão acontecer. 

 

 

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados