Incêndio avança sobre Morro do Pai Inácio e assusta moradores e turistas na Chapada Diamantina
Fogo com labaredas de até 5 metros atinge Parque Nacional da Chapada Diamantina e mobiliza moradores
247 - Na madrugada desta sexta-feira (28), um incêndio de grandes proporções assustou moradores e trabalhadores da região do Morro do Pai Inácio, um dos principais cartões-postais do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Segundo informações do jornal Correio, as chamas atingiram cerca de cinco metros de altura e chegaram a apenas 50 metros de distância da Pousada do Pai Inácio e do Restaurante Mirante do Pai Inácio, estabelecimentos comandados por Filemon Valôis.
O pânico tomou conta da família do proprietário e dos funcionários do local, que se uniram em uma tentativa desesperada de conter o avanço do fogo. “Desespero, tensão e muito medo” resumem o cenário vivido por todos que estavam na região quando o incêndio se aproximou rapidamente da vegetação próxima às construções.
O Morro do Pai Inácio é um dos destinos mais procurados por turistas na Chapada Diamantina, conhecido por suas trilhas, vistas panorâmicas e importância ecológica. Ainda não há informações oficiais sobre as causas do incêndio, nem sobre os danos ambientais provocados.
A ocorrência reacende o alerta para a necessidade de monitoramento constante e políticas públicas de prevenção a incêndios florestais na região, especialmente durante períodos de estiagem e calor intenso, comuns no semiárido baiano.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: