Luizianne Lins: 'Campos Neto quer sabotar o povo brasileiro' (vídeo)
A parlamentar citou um pronunciamento do presidente Lula
247 - A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) fez nesta sexta-feira (21) um alerta para as dificuldades que a taxa de juros em 10,50% ao ano impôs ao crescimento da economia. A parlamentar criticou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, após o Comitê de Política Monetária (Copom), ligado ao BC, manter o mesmo percentual nesta semana.
"Sim, Campos Neto, presidente do Banco Central, ao manter a segunda maior taxa de juros do mundo sem a menor necessidade, trabalha para sabotar a economia e a vida do povo brasileiro. Lula tem razão", escreveu a parlamentar na rede social X.
No começo das reduções, em agosto de 2023, a Selic estava em 13,75% ao ano. Desde então, o comitê vinha reduzindo a Selic no mesmo ritmo: 0,5 ponto percentual a cada encontro. Em maio, o corte na Selic foi de apenas 0,25 p.p. E, na última quarta (19), o Copom decidiu manter os juros em 10,50% ao ano.
Aliados do governo federal têm feito cobranças ao presidente do BC para diminuir a taxa de juros com mais velocidade, para deixar o crédito mais barato, aumentar o poder de consumo, e o crescimento da economia.
A insatisfação contra Roberto Campos Neto aumentou esta semana após o dirigente sinalizar que pode ser ministro da Fazenda em uma possível gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) caso o governador de São Paulo seja candidato a presidente da República e ganhar a eleição de 2026. O chefe do Executivo paulista foi ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro (PL).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: