TV 247 logo
    HOME > Nordeste

    Suspeito de assassinar líder quilombola Binho do Quilombo, filho de Mãe Bernadete, é preso em Salvador

    Prisão ocorre seis anos após o crime; outros oito mandados de busca e apreensão e de prisão temporária são cumpridos pela Polícia Federal

    (Foto: Reprodução)

    247 - A polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (17), o homem suspeito de assassinar Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, filho da ialorixá Mãe Bernadete, assassinada em agosto de 2023. O líder do Quilombo Pitanga dos Palmares foi executado em 2017, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A prisão ocorreu em um shopping da capital baiana.

    "Para nós, é uma alegria, porque o assassinato de Binho precede o de Mãe Bernadete, e ele era uma liderança tão importante quanto", comentou David Mendez, advogado da família, referindo-se à execução de Maria Bernadete Pacífico Moreira, morta em 17 de agosto de 2023. "Essa prisão de hoje é uma reverberação da repercussão da morte de Mãe Bernadete, que teve grande impacto social, mediático, nacional e internacional", acrescentou o advogado em entrevista ao jornal Correio

    Além de líder quilombola, Binho foi candidato a vereador pelo partido Pros em Simões Filho, em 2016, sendo o 45º mais votado. Ele também concorreu ao mesmo cargo em 2012.

    Ação da Polícia Federal

    Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão temporária para apurar a autoria do assassinato de Binho do Quilombo.

    Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram que os suspeitos usaram um veículo fraudado, adquirido em nome de terceiros e financiado com documentos falsificados. O número de celular utilizado por um dos investigados à época do crime foi cadastrado em nome desta mesma pessoa.

    Outros oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no bojo da fase ostensiva das investigações, todos deferidos pela 2ª Vara Especializada Criminal da Seção Judiciária da Justiça Federal na Bahia.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados