Com convocação para uso do verde e amarelo, Parada do Orgulho LGBTQIA+ deve reunir 3 milhões em São Paulo
Evento deste ano incentiva o "voto consciente por direitos da população LGBTQIA+" nas próximas eleições
247 - Neste domingo (2), a Avenida Paulista, em São Paulo, será palco da 28ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, um dos maiores eventos do gênero no mundo. A concentração começa às 9h. Os participantes são convidados a vestir roupas nas cores da bandeira do Brasil (verde e amarelo) e nos tons do arco-íris. A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 3 milhões de pessoas ao longo do dia, segundo o jornal O Globo.
A programação do evento é repleta de atrações. Às 9h30, a bateria da escola de samba Estrela do Terceiro Milênio dará início às festividades. Em seguida, os trios elétricos começam a circular a partir das 11h, começando na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Serão ao todo 16 trios, cada um trazendo uma variedade de performances e discursos.
Este ano, a Parada terá um forte tom político, coincidindo com as eleições municipais. A apresentadora Tchaka Drag Queen será a mestre de cerimônias, dando voz a ativistas e promovendo homenagens às vítimas da recente tragédia no Rio Grande do Sul. Entre os políticos confirmados estão Erika Hilton e Guilherme Boulos, ambos do PSOL, e a deputada Tabata Amaral (PSB). Boulos e Tabata são pré-candidatos à prefeitura de São Paulo. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que busca a reeleição, não estará presente, justificando sua ausência por conta de exames médicos.
A parada contará com apresentações de grandes nomes da música brasileira. Pabllo Vittar e Gloria Groove, duas estrelas do pop nacional, são os destaques. Pabllo se apresentará no trio da Vivo, enquanto Gloria Groove estará no trio da Amstel. Outros artistas confirmados incluem Sandra de Sá, Tiago Abravanel, a Banda Uó e o ex-deputado Alexandre Frota, que atuará como DJ.
Para garantir a segurança dos participantes, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mobilizou cerca de 1400 policiais militares. As rondas serão feitas a pé, em 200 viaturas, 100 motos e com suporte aéreo de helicópteros. Bases comunitárias móveis serão instaladas ao longo da avenida, e agentes da Polícia Civil estarão infiltrados para coibir furtos e roubos.
Os trios elétricos sairão da Paulista, na altura do Masp, e seguirão em direção à Rua da Consolação, finalizando o percurso próximo à Praça Roosevelt, na Rua Caio Prado. O evento deste ano não só celebra a diversidade e os direitos LGBTQIA+, mas também incentiva um "voto consciente por direitos da população LGBTQIA+" nas próximas eleições.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: