Correia: 'o PL quer as presidências da Câmara e do Senado para blindar Bolsonaro'
De acordo com o petista, é necessária a retomada dos inquéritos contra o político da extrema-direita na PGR e no STF
247 - O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) criticou o PL nesta quinta-feira (17) após Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido, afirmar que a legenda vai querer votos na disputa pelas presidências da Câmara e do Senado. Em entrevista ao Brasil 247, o petista reforçou que é necessária a retomada dos inquéritos contra o político da extrema-direita na Procuradoria-Geral da República (PGR) e no Supremo Tribunal Federal (STF).
O PL tem 92 deputados federais. É a maior bancada partidária da Casa. Entre os senadores, a legenda tem 14 congressistas. As eleições vão acontecer em fevereiro de 2025, mas as negociações de apoios para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL), na Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Senado.
O Tribunal Superior Eleitoral tornou Bolsonaro inelegível no ano passado. Em 2022, o então mandatário fez uma acusação sem provas e afirmou a embaixadores, em Brasília (DF), que o sistema eleitoral brasileiro não tem segurança contra fraudes.
Durante o seu governo, Bolsonaro tentou passar para a população a mensagem de que o Judiciário atrapalhava o seu mandato. Ele também defendeu a participação das Forças Armadas na apuração do resultado da eleição.
Em 2024, a Polícia Federal iniciou a Operação Tempus Veritatis (“A hora da Verdade”). Investigadores descobriram que a tentativa de golpe previa a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Em delação premiada, o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que Bolsonaro consultou militares para saber as melhores formas de se aplicar um golpe de Estado.
O ex-mandatário ainda tenta derrubar a própria inelegibilidade, o que, segundo Costa Neto, fica mais fácil com o aval do Congresso Nacional.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: