TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Deputada denuncia ao MPMG desenho animado na Rede Minas por violação de direitos fundamentais

    Beatriz Cerqueira solicita imediata retirada do ar do desenho “Danizinha Protetora" e a apuração de eventuais responsabilidades

    (Foto: Luiz Santana / ALMG)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) apresentou uma denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra a exibição do desenho animado “Danizinha Protetora” pela Rede Minas, solicitando a retirada imediata do programa da grade de programação e a apuração de possíveis responsabilidades pela sua veiculação.

    A parlamentar  também enviou ofícios ao secretário de Estado de Comunicação Social, Bernardo Assis Fonseca Santos, e ao diretor presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino de Oliveira, pedindo a remoção do desenho da programação. 

    Nos documentos, ela destaca que, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o direito à livre manifestação do pensamento e da liberdade de crença não é absoluto e não deve violar direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição.

    Os documentos mencionam que qualquer expressão que incite intolerância e ódio contra pessoas cuja identidade não coincide com seu gênero biológico de nascimento ultrapassa os limites da propagação de ideias e transgride valores constitucionais. Além disso, é ressaltado que a Rede Minas, como concessionária pública de TV Educativa, deve obedecer a princípios como “não discriminação religiosa, político-partidária, filosófica, étnica, de gênero”, conforme a Portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações Nº 3.238 de 2018.

    A deputada alega ainda que o programa está vinculado a uma determinada religião, sendo criado por uma líder religiosa com o mesmo nome da personagem principal, desrespeitando assim a laicidade do estado brasileiro. A denúncia aponta, ainda, que “Danizinha Protetora” afronta diretamente a Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e uma decisão do STF, ao promover discurso de intolerância, disseminar preconceito, violar princípios da EMC e da Rede Minas, e desrespeitar a laicidade estatal.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados