Força Nacional permanecerá no Rio até 30 de maio, com mais de mil suspeitos detidos no último mês
Pedido de prorrogação atende a demanda do governo estadual, que destaca redução da criminalidade com a presença das equipes federais
247 - Os agentes da Força Nacional continuarão sua missão no Rio de Janeiro até pelo menos o dia 30 de maio. Essa prorrogação, solicitada pelo Governo do Estado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, marca a terceira extensão da presença federal, homologada às demandas do governador Cláudio Castro. O objetivo é fornecer apoio aos órgãos de segurança pública federal e estadual na manutenção da ordem e na proteção da população e do patrimônio.
Desde 16 de outubro do ano passado,, aproximadamente 300 homens da Força Nacional têm colaborado com as operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), especialmente no patrulhamento das estradas federais do estado. Segundo informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), somente no mês de abril foram detidos 1.096 suspeitos e apreendidas 93 armas. O balanço completo das atividades realizadas desde outubro de 2023 até o último mês ainda não foi divulgado pelo órgão.
Entretanto, o custo da operação tem sido significativo. Nos primeiros quatro meses de atuação no Rio, o dispêndio já atingiu a cifra de R$ 6.704 milhões, conforme reportagem do jornal O Globo, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Em comunicado, o governo estadual destacou que a presença da Força Nacional tem sido efetivada na prevenção de crimes, especialmente no combate ao roubo de cargas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: