TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Governo faz reunião para discutir crise na segurança pública do Rio de Janeiro

    Ministros Flávio Dino, Rui Costa e José Múcio Monteiro se reúnem nesta segunda-feira para discutir ações de combate ao crime organizado no Rio de Janeiro

    Flávio Dino e ônibus incendiado no Rio (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

    247 - Os ministros Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio Monteiro (Defesa) se reúnem nesta segunda-feira (30) para discutir a atuação do governo no enfrentamento ao crime organizado no Rio de Janeiro.

    Esta é a segunda reunião ministerial desde os incidentes na segurança pública do estado, desencadeados pelo incêndio de 35 ônibus e um trem na Zona Oeste da capital fluminense em reação à morte do miliciano Matheus da Silva Rezende, conhecido como Faustão.

    “O governo tem avaliado que o crime deixou de ser apenas estadual e se nacionalizou. Para além do Rio, o Planalto entende que é preciso atuar — com estratégias de inteligência — de forma integrada aos estados para combater as organizações criminosas”, destaca o jornalista Valdo Cruz, do G1. 

    Na saída da primeira reunião, Dino anunciou que apresentaria ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  um estudo sobre o emprego estratégico das Forças Armadas em fronteiras, portos e aeroportos na Região Sudeste. Embora a presença do presidente Lula não esteja confirmada, espera-se que o pacote de medidas inclua não apenas a presença militar e o aumento das forças de segurança,mas também estratégias tecnológicas.

    Apesar do debate sobre o aumento do efetivo militar no Rio, tanto Dino quanto o presidente Lula descartaram uma intervenção federal ou o acionamento das Forças Armadas por meio de decretos de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

    Além da reunião ministerial, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, planeja se encontrar com representantes do governo fluminense para discutir a criação de uma força-tarefa focada em identificar movimentações financeiras e combater crimes de lavagem de dinheiro.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: