Hotéis do Rio têm melhor momento desde 2014
A realização de grandes eventos na cidade e a cotação do dólar colaboraram para o desempenho
247 - A hotelaria do Rio de Janeiro deve encerrar 2024 com uma ocupação média anual superior a 70%, um desempenho que se repete pelo segundo ano seguido, de acordo com projeções do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO). Este cenário positivo é fruto do crescimento contínuo no número de turistas nacionais e estrangeiros, aliados à realização de grandes eventos na cidade, informa o Valor Econômico.
Em 2023, a ocupação média foi de 71,11%, e para este ano, a previsão é que a taxa final seja também superior a 70%. Esses resultados são notáveis, já que a cidade não registrava duas temporadas consecutivas de ocupação média anual acima de 70% desde 2013 e 2014, quando as taxas de ocupação foram de 71,86% e 72,40%, respectivamente.
O aumento da demanda é impulsionado pela presença de eventos internacionais de grande porte, como o show da cantora Madonna, o Rock in Rio e o G20, que trouxeram turistas de diferentes partes do mundo para o Rio. Segundo Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, a expectativa é de uma alta significativa na ocupação, especialmente para a alta temporada de 2025. "A expectativa para o réveillon é muito boa", afirma Lopes, destacando que o mercado tem se aquecido com o crescimento do número de visitantes.
Outro fator importante para esse bom desempenho é a cotação do dólar, que se manteve em níveis altos ao longo de 2024. Isso tornou a cidade mais acessível para turistas internacionais e também mais atrativa para o público brasileiro, já que destinos internacionais ficam mais caros.
Em relação ao réveillon de 2025, o Rio de Janeiro se prepara para receber milhares de turistas com uma programação especial, que inclui 13 palcos espalhados pela cidade, prometendo agitar a virada do ano. Na tradicional festa de Copacabana, por exemplo, estão confirmados shows de artistas consagrados, como Caetano Veloso e Maria Bethânia, além de nomes do pop e rap, como Anitta e Marcelo D2.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: