Incêndio criminoso em abrigo de São José dos Campos deixa quatro mortos
Suspeito foi preso em flagrante após atear fogo no local; 22 pessoas estavam no abrigo, sendo seis acamadas e sem condições de locomoção
247 - Um incêndio criminoso atingiu um abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade social na madrugada desta segunda-feira (10), no centro de São José dos Campos, interior de São Paulo, resultando na morte de quatro pessoas. O fogo, que consumiu parte do imóvel localizado na Rua Sebastião Hummel, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, mas o prédio precisou ser interditado devido aos danos estruturais. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal g1.
De acordo com a Polícia Militar, um homem foi preso em flagrante suspeito de ter provocado o incêndio. As investigações preliminares indicam que o crime teria sido motivado por uma desavença entre o suspeito e um funcionário ou proprietário do abrigo. "Infelizmente, um incêndio criminoso. As imagens do CSI comprovam essa questão. A Polícia Militar, após ser acionada e com posse dessas imagens, realizou a identificação e a posterior prisão em flagrante desse criminoso. Inclusive, o mesmo já tinha passagens pela polícia", afirmou o coronel da PM Alan Kalczuk à Rede Vanguarda.
No momento do incêndio, 22 pessoas estavam no abrigo, sendo seis delas acamadas e sem condições de se locomover. O Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar 18 vítimas com vida, das quais nove foram encaminhadas ao pronto-socorro de São José dos Campos. Entretanto, quatro pessoas – dois homens e duas mulheres, com idades entre 50 e 61 anos – morreram carbonizadas. Algumas vítimas foram retiradas pelas janelas pelos bombeiros em uma operação de resgate dramática.
A operação contou com 16 bombeiros e oito viaturas, além do apoio da Polícia Militar, do Samu e da Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo os bombeiros, o fogo foi contido antes que se espalhasse para construções vizinhas, mas o dano ao prédio foi extenso, levando à interdição do local.
Nota de pesar e busca por justiça
A Comunidade Consoladora dos Aflitos, responsável pelo abrigo, emitiu uma nota oficial manifestando pesar pelas vítimas e cobrando justiça. "Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, bem como nossa solidariedade aos feridos e a todos os impactados por esta terrível tragédia", afirmou a instituição.
A entidade também destacou a gravidade do fato de o incêndio ter sido criminoso. "As causas do incêndio estão sendo rigorosamente apuradas pelas autoridades policiais e pelo Corpo de Bombeiros. Há informações preliminares que indicam a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso, o que aumenta ainda mais nossa angústia e nosso desejo por justiça", acrescentou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: