Incêndios atingem seis municípios em SP, com 48 cidades em alerta máximo
Defesa Civil intensifica ações de combate às queimadas em meio a período de seca e aumento dos focos de incêndio
247 - O estado de São Paulo enfrenta nesta quarta-feira (25) um aumento nos focos ativos de incêndio, com seis municípios afetados pelas chamas: Aparecida, Bom Jesus dos Perdões, Patrocínio Paulista, Santa Isabel, São José do Barreiro e Serra Azul. A Defesa Civil informou, em atualização feita às 6h45, que uma aeronave está sendo utilizada no combate ao fogo em São José do Barreiro. Além disso, 48 cidades permanecem em alerta máximo para queimadas devido às condições climáticas desfavoráveis, marcadas por seca e temperaturas elevadas.
Nos próximos dias, o clima seco e estável deve predominar em quase todo o estado de São Paulo, aumentando o risco de novos focos de incêndio, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências. A umidade relativa do ar deve cair significativamente durante as tardes, exceto nas áreas litorâneas, destaca o Metrópoles. Este cenário exige atenção redobrada, especialmente em áreas de vegetação, onde a Defesa Civil mantém cerca de 15 mil agentes e 20 aeronaves mobilizados no combate aos incêndios.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento preocupante dos focos de incêndio no estado. Em setembro, já foram registrados 1.938 focos ativos, um número 5,1 vezes maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. Em agosto, São Paulo registrou 3.612 focos, um recorde histórico desde 1998. Frente ao risco crescente de queimadas, a população é orientada a tomar medidas de precaução, como evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e manter a hidratação constante.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: