Interior de São Paulo registra nove focos ativos de incêndio em meio a alerta máximo para queimadas
Com 48 municípios em estado crítico, temperaturas elevadas e baixa umidade agravam risco de novos focos; Defesa Civil e Inpe reforçam monitoramento
247 - O estado de São Paulo enfrenta uma onda preocupante de incêndios no interior, com nove focos ativos registrados nesta terça-feira (3) pela Defesa Civil. As cidades de Altinópolis, Cunha, Dois Córregos, Jardinópolis, Monte Alegre do Sul, Pedregulho, Piracicaba, Pompéia e São Simão estão entre as mais afetadas. Ao todo, 48 municípios permanecem em alerta máximo para queimadas, conforme divulgado pelo governo estadual, que segue monitorando a situação através de um gabinete de crise, destaca o Metrópoles.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estendeu o alerta de risco elevado para incêndios até sexta-feira (6) nas regiões norte, noroeste e oeste do estado. Nessas áreas, o Mapa de Risco de Incêndio aponta para o grau máximo de perigo devido às condições climáticas adversas.
De acordo com as previsões meteorológicas, o tempo seco persistirá nos próximos dias, com temperaturas em elevação e umidade relativa do ar atingindo níveis críticos, abaixo dos 20%. As regiões mais afetadas, como Presidente Prudente, Araçatuba e Tupã, poderão registrar temperaturas de até 39°C. Em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e outras cidades, os termômetros devem marcar em torno de 38°C, com umidade variando entre 14% e 21%.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contabilizou 234 focos ativos de incêndio entre os dias 1º e 2 de setembro, representando mais de 60% do total registrado no mês de setembro do ano passado. Além disso, agosto bateu um recorde histórico, com 3.612 focos de queimadas no estado.
Diante do cenário crítico, as autoridades recomendam uma série de medidas preventivas, como evitar a prática de atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, manter-se hidratado e utilizar soro fisiológico para proteger os olhos e o nariz da baixa umidade. A Defesa Civil estadual e municipal também intensificam vistorias nas áreas suscetíveis a incêndios e ampliam campanhas de conscientização sobre os riscos e cuidados com as queimadas.
Entre as principais orientações para a população estão evitar o uso de fogo em áreas secas, não queimar lixo, não jogar bitucas de cigarro em rodovias e não soltar balões. A inalação de fumaça agrava problemas respiratórios, e sintomas como falta de ar e dor no peito devem ser tratados com urgência.
Em caso de detecção de fumaça ou incêndios, a Defesa Civil orienta que a população entre em contato imediato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: