TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Justiça Eleitoral rejeita ação contra Pablo Marçal e Meta

    A candidata a vereadora de São Paulo Amanda Paschoal (Psol) foi a responsável pelo ação judicial

    Pablo Marçal (Foto: Reprodução/YouTube/Roda Viva)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou uma ação que questionava a Meta e o candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). O motivo da iniciativa contra a empresa e contra o postulante é que o Instagram está sugerindo a usuários da rede social o uso de emojis associados à campanha do influenciador. A candidata a vereadora de São Paulo Amanda Paschoal (Psol) foi a responsável pelo processo, de acordo com informações publicadas nesta quarta-feira (11) pela coluna de Mônica Bergamo.

    Quando o internauta ingressa na seção de comentários de posts dos perfis de Tabata Amaral (PSB), Guilherme Boulos (Psol) ou Ricardo Nunes (MDB), o algoritmo do Instagram sugere o emoji com a letra "M", de Marçal, para o usuário comentar. A rede social também mostra os números "2" e "8" —os mesmos que serão usados nas urnas pelo influenciador.

    A Meta afirmou que a sugestão de emoji "é mera funcionalidade orgânica da plataforma, que não se confunde com recomendação e não viola a legislação eleitoral". Segundo a empresa, não existe curadoria dos emojis exibidos na barra de atalhos. O algoritmo do Instagram seleciona aqueles que estão sendo mais utilizados pelos internautas naquelas postagens, acrescentou a instituição.

    "Seu funcionamento é orgânico, não sendo passível de contratação, pelo criador do conteúdo, de funcionalidades adicionais ou supostas ‘vantagens’. O objetivo é proporcionar aos usuários um atalho, facilitando a interação com o conteúdo a partir dos emojis mais utilizados, levando-se em consideração o comportamento dos próprios usuários", afirmou.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados