Lindbergh Farias massacra o Estadão após defesa da alta dos juros: 'a grande mídia é uma vergonha rentista'
Confira um trecho do editorial divulgado pelo jornal e criticado pelo deputado
247 - O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou o jornal O Estado de S.Paulo após a publicação de um texto intitulado "Banco Central faz o necessário", no qual o jornal defendeu o aumento da taxa de juros em 0,25 ponto percentual, anunciado pela instituição presidida por Roberto Campos Neto. Com a decisão do BC, a Selic ficou em 10,75%.
"Para surpresa de ninguém, o editorial do Estadão defende mais uma vez o aumento de juros! Agora, argumentam que a decisão do BC de aumentar os juros foi correta, já que 'o expansionismo fiscal do governo Lula dificulta' a tarefa de conter a inflação. A grande mídia é uma vergonha rentista!", escreveu o parlamentar.
Para o Estadão, "não há razões para culpar a autoridade monetária. A atitude expansionista do governo Lula da Silva dificulta a tarefa do Banco Central, e essa divergência entre as políticas monetária e fiscal exige juros cada vez mais altos para trazer a inflação de volta ao centro da meta".
"É o preço da retomada de manobras e da emissão de créditos extraordinários para não contabilizar gastos no cálculo do resultado primário e de perseguir o limite inferior da meta fiscal", continua o texto. "A atividade econômica segue resiliente, o mercado de trabalho permanece aquecido, as projeções de inflação continuam a aumentar e o câmbio está longe do patamar registrado no início do ano".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: