Não há previsão de extinção de incêndio no Brás
O capitão Cristo explicou que a estrutura de 18 mil metros quadrados contém alta carga de material inflamável
247 - Desde as primeiras horas desta quarta-feira (30), um incêndio de grandes proporções atinge o Shopping 25, no Brás, região central de São Paulo, exigindo uma operação extensa e desafiadora do Corpo de Bombeiros. De acordo com o porta-voz da corporação, capitão Maycon Cristo, ainda não há previsão de quando o fogo poderá ser totalmente controlado. Em entrevista à imprensa no local do incidente, ele destacou a magnitude do incêndio e a complexidade do combate. As informações são do portal Metrópoles.
O capitão Cristo explicou que a estrutura de 18 mil metros quadrados contém alta carga de material inflamável, o que tem dificultado os esforços da equipe. “Estamos falando de um incêndio em um local de 18 mil m², com bastante carga de combustível”, afirmou. Além disso, a proximidade das festas de fim de ano pode ter aumentado a quantidade de mercadorias no centro de compras, o que intensificou a combustão. “A maior dificuldade que a gente tem nesse combate é justamente a quantidade de carga de incêndio. Tem muita coisa para queimar”, completou o porta-voz.
Até o momento, cerca de 200 lojas foram afetadas, e o fogo continua a avançar nos diversos andares do prédio, cujo telhado desabou. A Defesa Civil municipal, presente no local, afirmou que o colapso estrutural completo é improvável, embora o risco ainda seja monitorado. Três pessoas precisaram de atendimento médico após inalar fumaça. Nenhum bombeiro entrou no prédio, pois a estrutura não oferece segurança, destacou o capitão Cristo, enfatizando que “não houve falta de água por parte do Corpo de Bombeiros” em nenhum momento, apesar dos quatro caminhões-pipa adicionais enviados para reforçar o combate às chamas.
Interdições e transtornos no trânsito
Com a propagação do incêndio, várias ruas do entorno foram interditadas para garantir a segurança e permitir a ação dos bombeiros. O bloqueio inclui cruzamentos importantes, como os das ruas Barão de Ladário, Oriente, e João Teodoro, com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desviando o trânsito para vias alternativas, como a Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira e Avenida Celso Garcia. A recomendação é que motoristas evitem a região, já que o fogo também obrigou a SPTrans a desviar sete linhas de ônibus, alterando o trajeto que passa pelo Brás.
Repetição de casos e alerta para a região
Este é o segundo incêndio em menos de uma semana na área do Brás. No último domingo (27), outro edifício comercial na Rua Dr. João Alves de Lima pegou fogo e apresentou risco de colapso estrutural. Na ocasião, os bombeiros conseguiram controlar as chamas sem registrar vítimas. A sequência de incêndios levanta questões sobre as condições de segurança e estrutura dos estabelecimentos comerciais na região.
Nas redes sociais, internautas que estavam no local compartilharam imagens e vídeos, registrando o cenário de fumaça densa e a movimentação das viaturas. A operação mobiliza atualmente 65 bombeiros e 22 viaturas, enquanto a Defesa Civil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguem a postos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: