Para 75%, número de pessoas em situação de rua aumentou em São Paulo no último ano, aponta pesquisa Ipec
Para os paulistanos, o desemprego é a principal causa do fenômeno e, para corrigi-lo, é necessário ampliar as políticas de moradia
247 - Cerca de 75% dos moradores da cidade de São Paulo notaram o crescimento no número de pessoas em situação de rua no último ano, aponta uma pesquisa do Ipec encomendada pela rede Nossa São Paulo. O estudo apresentou um quadro de deterioração da saúde econômica da população paulistana e como ela percebe a si mesma, aponta o jornal O Globo.
71% dos entrevistados afirmaram que a população que enfrenta a fome na cidade cresceu, e 65% observou um aumento no número de pessoas pedindo esmola nas ruas. Ao serem perguntados sobre as causas desses problemas, os paulistanos apontaram o desemprego na cidade. Para enfrentar o crescimento do número de moradores de rua, o estudo apontou que 50% da população da capital paulista acredita que é necessário ampliar as políticas de moradia.
A pesquisa do Ipec também tratou de um tema que preocupa os paulistanos há décadas: a cracolândia. 86% dos entrevistados avaliam que as ações do poder público para os dependentes químicos que frequentam a região são “pouco ou nada eficazes”. As soluções mais citadas na pesquisa foram o combate ao tráfico de drogas (30%) e a construção de unidades de saúde especializadas (24%).
Ao serem perguntados sobre a própria renda, 52% dos paulistanos entrevistados afirmaram que a renda se manteve estável no último ano, e 87% apontaram os alimentos como item que mais impacta o orçamento familiar.
A pesquisa Viver em São Paulo: Pobreza e Renda foi realizada em dezembro de 2023 a partir de 800 entrevistas presenciais e online com moradores de São Paulo com 16 anos ou mais. A margem de erro é estimada em três pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: