PF executa operação de combate à corrupção em instituto de São Paulo
Essa operação é um desdobramento da Operação Boyle, lançada em 8 de fevereiro de 2024, que revelou a existência de três organizações criminosas
247 -A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco/SP) iniciaram nesta terça-feira, 23 de julho, a Operação Metassuborno, com o propósito de desmantelar um esquema de corrupção no Instituto de Pesos e Medidas do estado de São Paulo (IPEM). Essa operação é um desdobramento da Operação Boyle, lançada em 8 de fevereiro de 2024, que revelou a existência de três organizações criminosas especializadas na adulteração de combustível, utilizando diversos métodos, inclusive o metanol, uma substância altamente inflamável e tóxica, cujo uso como combustível é proibido pela legislação brasileira.
A 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de Capital expediu 13 mandados de busca e apreensão, que estão sendo executados nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo/SP. Além disso, foi determinado o afastamento de oito servidores do IPEM de suas funções públicas e o bloqueio de mais de R$ 496 mil das contas bancárias de seis pessoas investigadas por corrupção ativa.
A operação conta com a participação de 58 policiais federais e três promotores do Gaeco/SP. Os crimes em investigação são corrupção ativa, tráfico de influência e corrupção passiva.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: