PF indicia Pablo Marçal por uso de laudo falso contra Boulos nas eleições municipais
Ex-coach de extrema direita prestou depoimento à Polícia Federal nesta sexta-feira
247 - A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-coach de extrema direita Pablo Marçal (PRTB), candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo, pelo uso de um documento falso durante a eleição municipal deste ano, destaca o jornal O Globo. O indiciamento ocorreu na fase final do inquérito, que apura a divulgação de um laudo falso por Marçal em suas redes sociais, onde, a poucos dias do primeiro turno, que insinuava que Guilherme Boulos (Psol), seu concorrente na disputa, estaria envolvido com drogas.
Na última sexta-feira (8), Marçal compareceu à Superintendência Regional da PF, localizada na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, para prestar depoimento. Em sua defesa, ele negou qualquer participação na elaboração do laudo, afirmando que apenas o divulgou, em exercício do seu “direito à livre manifestação do pensamento”. A defesa sustenta que Marçal "não fabricou nem manipulou o conteúdo veiculado".
O indiciamento foi baseado nas evidências coletadas durante a investigação, levando o delegado a concluir que há indícios suficientes para prosseguir com a ação criminal. O caso ganhou notoriedade após uma perícia da Polícia Civil de São Paulo ter confirmado, no início de outubro, que o laudo apresentado por Marçal era realmente falso.
Os peritos analisaram a assinatura no documento em comparação com registros anteriores do médico José Roberto de Souza, que faleceu em 2022 devido à COVID-19. A análise apontou que a assinatura falsa apresentava uma execução mais lenta em relação à autêntica, evidenciando a fraude. Uma perícia da PF também comprovou a falsifecação do odcumento.
Além da falsa alegação de uso de cocaína, o documento forjado também afirmava que Boulos teria recebido encaminhamento médico após um surto psicótico provocado pelo consumo do entorpecente.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: