Prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman, morre aos 77 anos
Fuad estava internado desde 3 de janeiro após complicações respiratórias e cardíacas; ele havia vencido o segundo turno das eleições em 2024
247 - O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), faleceu na manhã desta quarta-feira (26), aos 77 anos. A informação, segundo o g1, foi confirmada pelo Hospital Mater Dei, onde ele estava internado desde o dia 3 de janeiro, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com a morte de Fuad Noman, Álvaro Damião deve ser efetivado como novo prefeito da capital mineira.
Na noite de terça-feira (25), Fuad sofreu uma parada cardiorrespiratória e, apesar de ter sido reanimado, seu quadro evoluiu para um choque cardiogênico — condição grave em que o coração perde a capacidade de bombear sangue adequadamente para o corpo. O político apresentava também insuficiência renal aguda e necessitava de doses elevadas de medicamentos vasoativos e inotrópicos.
Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2022, após a renúncia de Alexandre Kalil (PSD), que deixou o cargo para disputar o governo de Minas Gerais. Nas eleições municipais de 2024, Fuad saiu vitorioso no segundo turno contra Bruno Engler (PL), com 53,73% dos votos válidos.
Contudo, após a vitória eleitoral, o prefeito enfrentou uma sequência de internações motivadas por complicações de saúde, incluindo um diagnóstico de Linfoma não Hodgkin (LNH), revelado por ele meses antes do pleito. No dia 1º de janeiro, Fuad participou da cerimônia de posse de forma virtual, por orientação médica, e apresentou dificuldades na fala durante o discurso. Apenas três dias depois, foi internado novamente, com um quadro de insuficiência respiratória aguda.
Desde então, a administração da capital mineira passou a ser conduzida interinamente pelo vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil).
Durante a internação iniciada em janeiro, o estado de saúde do prefeito oscilou. No dia 6, ele apresentou melhora e chegou a ser extubado. No entanto, voltou a ser intubado três dias depois. Em 10 de janeiro, foi submetido a uma traqueostomia e, no dia 25, o hospital informou que ele havia se curado da pneumonia. Em 29 de janeiro, Fuad deixou a UTI, mas permaneceu internado. Exames realizados durante esse período confirmaram a remissão completa do câncer.
Fuad passou por pelo menos quatro internações desde o fim de novembro de 2024. Na ocasião, permaneceu cinco dias hospitalizado por dores nas pernas relacionadas ao tratamento do linfoma. Em dezembro, retornou ao hospital duas vezes: a primeira por pneumonia e sinusite e, a segunda, por diarreia, desidratação e sangramento intestinal, sendo monitorado na UTI até receber alta no dia 23 daquele mês.
O prefeito revelou publicamente, em julho de 2024, que o linfoma foi identificado durante exames de rotina. Submetido a cirurgia, iniciou imediatamente a terapia para combater a doença. Segundo ele, o tratamento foi concluído em outubro, ainda durante o período eleitoral.
O Linfoma não Hodgkin é um tipo de câncer que se origina nas células do sistema linfático e se caracteriza pela multiplicação desordenada dessas células, podendo atingir diferentes órgãos.
Mesmo enfrentando sérias limitações de saúde, Fuad tentou manter a rotina política até onde foi possível, com sucessivos afastamentos oficiais a partir de 3 de janeiro. A última renovação do atestado médico foi registrada no dia 18 de março.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: