HOME > Sudeste

Restante de material radioativo roubado é encontrado em São Paulo

A Comissão Nacional de Energia Nuclear informou que "não houve rompimento do material, dispersão ou contaminação"

Material radioativo furtado em São Paulo (Foto: Divulgação/CNEN)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 – A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) anunciou nesta segunda-feira (8) que encontrou o restante do material radioativo furtado há uma semana na cidade de São Paulo. Com isso, a instituição informou que "encerra essa ocorrência no âmbito de sua competência". Segundo a CNEN, a carga continha germânio-68, uma substância usada em exames médicos, e foi localizada intacta.

"É importante ressaltar que não houve rompimento do material, dispersão ou contaminação", disse.

O material radioativo foi encontrado em um ferro-velho na avenida Bento Guelfi, no Jardim Iguatemi. De acordo com a CNEN, o mesmo estabelecimento havia vendido parte da carga para uma loja de baterias.

Entenda o caso: Na última segunda-feira (1), um veículo contendo a carga radioativa foi furtado enquanto estava estacionado no bairro Iguatemi. Segundo a Polícia Civil, o carro pertence a uma empresa de equipamentos médicos, que havia coletado os produtos no Rio de Janeiro.

Alessandro Facure, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, declarou que o roubo ocorreu devido a uma violação do protocolo de segurança por parte do motorista da empresa responsável pelo transporte do material.

Parte da carga já havia sido recuperada no último sábado (7). Os três envolvidos foram detidos por porte de material nuclear e receptação. (Com informações de Folha).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados