Temporal em Peruíbe deixa município alagado e centenas de desabrigados
A Defesa Civil informou que o litoral paulista continua em estado de atenção
247 - A cidade de Peruíbe, no litoral do estado de São Paulo, amanheceu alagada devido aos temporais registrados por autoridades entre quarta-feira (8) e esta quinta-feira (9). De acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil estadual, 250 pessoas ficaram desabrigadas devido aos 244 milímetros (mm) de chuva registrados em 24 horas, volume superior aos 230 mm esperados para o mês.
O órgão informou que o litoral paulista continua em estado de atenção. A Defesa Civil enviou um alerta sonoro via celular, utilizando a tecnologia Cell Broadcast, para avisar os moradores sobre a situação.
Foram montados dois abrigos emergenciais na cidade para acolher as 250 pessoas desabrigadas. Além disso, o órgão está enviando reforços para as equipes que já estão na cidade, a fim de auxiliar os moradores atingidos pelas chuvas.
O Fundo Social de São Paulo está em contato com as autoridades locais para avaliar novas demandas específicas do município e providenciar o envio de mais donativos.
Na tarde de quarta-feira, o governo de São Paulo enviou ajuda humanitária para atender as vítimas por meio da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do Fundo Social. O município recebeu caminhões carregados com 50 cestas básicas, 50 kits de higiene pessoal e 50 kits para dormitório e limpeza.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou os moradores das cidades de Peruíbe e Itariri, no interior de São Paulo, sobre chuva forte e alto risco de alagamentos e deslizamentos, por meio do Cell Broadcast.
Em Itariri, choveu 256 mm nas últimas 24 horas até quarta-feira, superando a previsão para todo o mês de janeiro, que é de 247 mm. Houve pontos de alagamento nos bairros Nova Itariri, Parque Serramar, Jardim Quiles e Jardim Ana Dias.
Também foi registrado o transbordamento do Rio Guanhanhã, causando inundação e deslizamento de terra na Estrada Municipal de acesso ao bairro, que ficou temporariamente bloqueada. Ao todo, 9 pessoas ficaram desalojadas. Não houve feridos.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas e seguir as recomendações de segurança durante a semana:
- Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
- Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.
- Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.
- Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
- Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: