Alckmin garante total apoio do governo federal ao RS, atingido por ciclone
Presidente em exercício listou as medidas adotadas pelo governo federal para auxiliar no combate à tragédia
247 - O presidente em execício, ministro Geraldo Alckmin, assegurou durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (8) que o Governo Federal dará apoio total ao estado atingido por tempestades e um ciclone extratropical. A devastação causou 41 mortes e deixou ao menos 46 pessoas desaparecidas até o momento. O fenômeno afetou 135.088 gaúchos. Uma morte foi registrada em Santa Catarina.
Alckmin afirmou em coletiva de imprensa que o governo conduz uma ação coordenada entre diversas pastas para dar a melhor resposta à tragédia ambiental. Ele citou as seguintes áreas: educação, saúde, cidades, infraestrutura, integração nacional, defesa civil. comunicação, desenvolvimento social, agricultura, desenvolvimento agrário e defesa.
"O governo do presidente Lula dará todo apoio"
Alckmin listou as ações do governo: 450 militares estão presentes na região trabalhando. A primeira medida foi uma sala de situação permanente sobre a tragédia que abateu 83 municípios só no RS. O comando conjunto das forças armadas foi acionado pelo Comandante Militar do Sul. Marinha e Exército encaminharam botes solicitados pelo governo do estado. Oito helicópteros das FA trabalham no local. O Batalhão de Engenharia também está presente com tratores e máquinas. O Ministério do Desenvolvimento Social encaminhará 20 mil cestas de alimentos. O Ministério de Saúde encaminhou kits completos de medicamentos para 15 mil pessoas. Também deu a retaguarda para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, e acionou a força nacional do SUS. A partir de hoje, o MDS está liberando 800 reais por pessoa para a Prefeitura, para ajudar os municípios a atender melhor a população. Ministério das Comunicações e Telebrás trabalham para que até o dia de hoje todos municípios tenham sua conexão restabelecida.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: