HOME > Sul

Especialistas projetam que esvaziamento do Guaíba pode demorar um mês

Estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enchente em Porto Alegre (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estima que o nível do Guaíba, principal via fluvial que abastece a capital Porto Alegre, pode atingir um novo pico entre terça e quarta-feira. As cheias no Guaíba são consequência do escoamento da água do interior do estado. O nível do Lago Guaíba bateu a marca de 5 metros na tarde desta segunda-feira (13). Segundo o Centro Integrado de Coordenação de Serviços, o nível do Guaíba está em 5,01 metros.

Hidrólogo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Leandro Casagrande avalia em declaração ao jornal O Globo que, após o impacto da segunda onda de chuvas e o pico do Guaíba, a altura da água deve começar a baixar a partir desta quarta, em um processo de esvaziamento que deve levar, pelo menos, de 20 a 30 dias. 

Outro grande problema que atinge a capital é o frio. As temperaturas estão em baixa no Rio Grande do Sul, com possibilidade de mínimas de 6°C, conforme indicou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com grau de severidade de perigo. A terça-feira será ensolarada, mas com muito frio em quase todo o estado gaúcho. Não há previsão de chuva no estado durante todo o dia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados