TV 247 logo
    HOME > Sul

    Ex-chefe da PRF é nomeado secretário em São José (SC) com salário de R$ 18,4 mil

    Silvinei Vasques, investigado por ordenar bloqueios da PRF no Nordeste para dificultar votação em 2022, assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico

    Silvinei Vasques (esq.) e o prefeito de São José (SC), Orvino Coelho de Ávila (PSD) (Foto: Reprodução/Instagram )
    Camila França avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município de São José, em Santa Catarina. A nomeação foi publicada no Diário Oficial na última segunda-feira (6), conforme noticiado pelo Estadão.

    São José, que tem cerca de 270 mil habitantes e é vizinha à capital Florianópolis, é governada pelo prefeito bolsonarista Orvino Coelho de Ávila (PSD), reeleito em 2024. Nas redes sociais, o prefeito celebrou a chegada de Vasques ao secretariado, afirmando ser uma “honra” contar com o ex-diretor da PRF na administração municipal.

    Como secretário municipal, Vasques, que usa tornozeleira eletrônica, receberá um salário bruto de R$ 18,4 mil, de acordo com o Portal da Transparência. A pasta que ele assume é responsável por promover o crescimento e a diversificação econômica do município. Apesar de ser formado em economia, Silvinei não possui experiência profissional expressiva na área.

    Esta é a segunda passagem de Vasques pela prefeitura de São José. Entre 2007 e 2008, ele ocupou os cargos de secretário de Segurança Pública e de Transportes.

    Silvinei Vasques está no centro de investigações sobre sua conduta como chefe da PRF durante as eleições de 2022. Ele é acusado de usar o cargo para favorecer a candidatura de Jair Bolsonaro, incluindo orientações para dificultar a circulação de eleitores no Nordeste, região com forte apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Além disso, há registros de que Vasques teria pedido votos explicitamente para Bolsonaro em suas redes sociais. Desde agosto de 2024, ele utiliza tornozeleira eletrônica, após cumprir um ano de prisão preventiva no âmbito do inquérito que investiga o caso.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados