Itaipu investe na modernização de armazéns da Conab para reduzir preço dos alimentos
O projeto prevê a modernização de quatro unidades da Conab: em Ponta Grossa, Cambé e Rolândia, no Paraná, e em Maracaju, no Mato Grosso do Sul
247 - A modernização dos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve contribuir para a redução do preço dos alimentos no Brasil. O investimento de R$ 55,4 milhões será realizado pela Itaipu Binacional, em uma solenidade realizada nesta quarta-feira (26) em Ponta Grossa (PR). O convênio envolve também o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) e a própria Conab.
“A reforma desses armazéns vai repercutir na vida das pessoas com a redução do preço dos alimentos e queda da inflação”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Veri. Ele destacou ainda o impacto positivo para o agronegócio e a agricultura familiar. “É um investimento muito importante, principalmente para a agricultura familiar, que nem sempre tem onde guardar sua produção”, acrescentou.
O projeto prevê a modernização de quatro unidades da Conab: em Ponta Grossa, Cambé e Rolândia, no Paraná, e em Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Em Ponta Grossa, que abriga a maior unidade armazenadora da Conab, com capacidade para 420 mil toneladas de grãos, será feita a execução total das obras. Hoje, apenas 300 mil toneladas são utilizadas por falta de recursos. A previsão de entrega é para 2027.
“Depois de 46 anos da construção dessa estrutura, recebemos um investimento tão grande para tornar sua modernização possível”, comemorou o presidente-diretor da Conab, João Edegar Pretto. Ele também mencionou que, há 11 anos, a unidade de Ponta Grossa não consegue armazenar trigo devido às condições do local.
O Unops será o responsável pela gestão do projeto e pela destinação dos recursos. “Vamos trabalhar como braço operativo para que sejam entregues os resultados no prazo, com administração de risco e a maior qualidade possível”, afirmou Fernando Cotrim Barbieri, diretor do Unops no Brasil.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, elogiou a iniciativa e ressaltou a colaboração entre os entes públicos. “Itaipu e Unops se juntaram para melhorar esses armazéns. Tudo isso é possível com a união do governo federal, estadual e municipal”, disse.
O investimento faz parte do Programa Itaipu Mais que Energia, que busca alinhar a geração de energia à responsabilidade social e ambiental. O programa beneficia 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, com investimentos que ultrapassam R$ 3 bilhões.
A Conab, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, tem papel fundamental na regulação dos preços dos alimentos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional. Carlos Caboni, diretor de Coordenação da Itaipu, destacou a importância desse sistema. “Dá equilíbrio e previsibilidade de safra para os produtores e garante preços mais justos para a população brasileira”, explicou.
Essas iniciativas também estão alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 das Nações Unidas, que visa erradicar a fome e promover a agricultura sustentável.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: