TV 247 logo
      HOME > Sul

      Itaipu promove campanha de limpeza do lago e prevê remoção de até 30 toneladas de lixo

      Iniciativa terá oito dias de coleta ao longo do mês de abril, em 10 municípios lindeiros, abrangendo vários pontos de pesca

      (Foto: William Brisida/Itaipu Binacional)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Itaipu Binacional deu início à 12ª campanha de limpeza do lago, uma iniciativa realizada em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros por meio do convênio Linha Ecológica. Durante oito dias, 353 pescadores, organizados em 12 colônias, irão atuar na remoção de resíduos do reservatório. A expectativa é retirar entre 20 e 30 toneladas de lixo, conforme a média das edições anteriores.

      Mais do que a preservação ambiental, a campanha busca conscientizar sobre a destinação correta dos resíduos e valorizar o papel dos pescadores como agentes ambientais. Parte dos materiais recolhidos será destinada às Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), onde cerca de 30% dos resíduos são encaminhados para reciclagem. Segundo Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, representante da Itaipu, a participação dos pescadores é essencial para a manutenção do reservatório. “Eles estão todos os dias no lago. Portanto, são os primeiros a enxergarem qualquer problema. Daí a importância de valorizar os pescadores, pela atividade extrativa que é a renda dessas pessoas, e pela atuação como agentes ambientais”, afirmou.

      Entre os resíduos mais comuns retirados estão latinhas, garrafas PET, eletrodomésticos e até móveis. No entanto, os materiais mais preocupantes são embalagens de agrotóxicos e óleos combustíveis, que representam um risco à saúde humana e ao meio ambiente. “São contaminantes que comprometem os vários usos do reservatório, como o abastecimento e o lazer, além de se acumularem na cadeia alimentar”, alertou Rinaldo.

      A campanha teve início na colônia Z12, em Foz do Iguaçu, com a participação de 22 pescadores e 11 embarcações. No primeiro dia, cerca de duas toneladas de resíduos foram retiradas do lago. A Itaipu apoia a ação fornecendo equipamentos de proteção individual (camisetas com proteção UV, bonés e luvas), além de combustível, óleo para os barcos, sacos de lixo e alimentação.

      Entre os pescadores que participaram da ação em Foz do Iguaçu estavam Cecílio Panstein Filho e Maria das Graças Ramos da Cruz Panstein, que atuam na pesca desde 1993 e já participaram de diversas edições da campanha. “Essa ação é muito boa. A gente participa porque beneficia a colônia”, afirmou Cecílio. Maria das Graças complementou: “Antes de ter essa ajuda da Itaipu, tinha ainda muito mais lixo nas barrancas do rio”.

      A programação segue até 30 de abril, com ações previstas em Santa Terezinha (04/04), São Miguel do Iguaçu (08/04), Itaipulândia (11/04), Santa Helena (15/04), Entre Rios e Pato Bragado (17/04), Marechal Cândido Rondon e Mercedes (24/04) e Guaíra (30/04).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: