TV 247 logo
    HOME > Sul

    Justiça autoriza evacuação compulsória em Caxias do Sul devido ao risco de deslizamentos

    Medida prevê que as equipes da Defesa Civil possam solicitar reforço policial para a remoção coercitiva dos moradores que insistirem em permanecer em áreas de risco

    Complexo do britador de Caxias do Sul (Foto: Andréia Copini/Prefeitura de Caxias do Sul)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Justiça do Rio Grande do Sul concedeu autorização para a evacuação compulsória de moradores de áreas de risco no município de Caxias do Sul, na região serrana do estado. A cidade registra oito mortes e uma pessoa desaparecida em decorrência dos deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas que assolam a região. 

    Segundo a Band, a medida, instaurada a partir de uma ação do Ministério Público, prevê que as equipes da Defesa Civil possam solicitar  reforço policial, se necessário, para a remoção coercitiva dos moradores que insistirem em permanecer em habitações situadas em zonas de alto risco de deslizamentos de terra.

    O cenário de emergência se intensificou com os recentes tremores de terra registrados na madrugada desta segunda-feira (13) em quatro bairros de Caxias do Sul. Embora a prefeitura tenha esclarecido que os tremores não representam ameaças diretas à população, caracterizando-se como eventos de acomodação de rochas subterrâneas, a situação é considerada delicada devido à saturação do solo causada pelas intensas chuvas.

    "O excesso de chuva nas últimas duas semanas pode acelerar essas acomodações devido à lubrificação causada pela água. Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos", disse a prefeitura em comunicado oficial.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados