HOME > Sul

Lula promete financiamento do governo para “cuidar dos diques, para que nunca mais Porto Alegre seja vítima de uma enchente”

“É verdade que choveu muito, mas é verdade que a cheia que deu não foi por causa da chuva”, criticou o presidente

16.08.2024 - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de anúncio da aceleração das obras e adiantamento das entregas de Unidades Habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”, no Empreendimento Morada da Fé, em Porto Alegre - RS. (Foto: RICARDO STUCKERT/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (16) que o governo federal financiará obras no sistema de contenção de cheias nas cidades do Rio Grande do Sul que foram impactadas pelas enchentes de maio. Lula citou os diques de proteção nas cidades da região metropolitana de Porto Alegre, que não conseguiram conter a água após as fortes chuvas que atingiram o estado.

 “Quero assumir na frente de vocês e do governador: o governo federal vai tomar atitude de financiamento para que a gente possa cuidar dos diques que não tem, para que nunca mais Porto Alegre e a Grande Porto Alegre seja vítima de uma enchente. É verdade que choveu muito, mas é verdade que a cheia que deu não foi por causa da chuva. Foi porque não tinha um cuidado das bombas que deveriam não permitir [que inundasse]. E nós não estamos procurando culpados. Nosso papel é ajudar. O nosso papel é fazer as coisas”, disse o presidente. No caso de Porto Alegre, quando as águas começaram a invadir as ruas da cidade, apenas quatro das 23 casas de bombas que fazem parte do sistema anti-cheias estavam funcionando.

Lula voltou a falar sobre a agilidade na entrega de casas para os moradores que perderam suas residências durante as enchentes. Segundo ele, os prefeitos e o governo do estado precisam apresentar os terrenos onde serão construídos os conjuntos habitacionais. “Eu, se pudesse, já tinha feito todas as casas. Mas não é assim que acontece. A gente não inventa casa. É preciso ter terreno, inscrição, comprovar que as pessoas têm direito à casa, porque os funcionários da Caixa que querem fazer seu trabalho corretamente sabem que não podem cometer erro e tomar decisões precipitadas porque eles tomam processo nas costas e são eles que têm que contratar advogados. É preciso ter clareza disso. Eu já mandei olhar casa da China, da Suécia, porque eu quero encontrar um jeito de fazer a maior quantidade de casas possível porque eu sei o que é a gente entrar em uma casa nossa”, disse.

O presidente também destacou a importância do trabalho do ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta (PT), e confirmou que estará presente na inauguração de novas casas em dezembro. “E foi por isso que eu indiquei o companheiro Pimenta para ser o meu representante aqui, para cuidar das coisas do governo federal e fazer uma relação civilizada com o governador do estado. Por isso, companheiros e companheiras, que eu estou aqui. E se preparem, porque o ministro das Cidades disse que em dezembro vai entregar mais não sei quantas casas. Eu estarei aqui outra vez”, informou Lula.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados