“Microexplosão atmosférica”: entenda o fenômeno que poderá atingir o Sul nesta quinta-feira
Segundo o governador, a situação é "pior" do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais
247 - A previsão da meteorologia é de mais chuva para o Sul do Brasil nesta quinta-feira (2), piorando ainda mais a situação no local. O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública pelos "eventos climáticos de chuvas intensas". Os temporais já deixaram 10 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos, segundo a Defesa Civil. O último boletim informou 4,4 mil desalojados e desabrigados no estado.
De acordo com G1, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar casos de microexplosão, que é quando uma intensa corrente de vento se desprende da nuvem de tempestade em direção ao solo. O forte impacto pode causar ainda mais estragos na região.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a destruição das chuvas que atingem o estado já prenunciam o "maior desastre da história" gaúcha em termos de prejuízo material. Segundo Leite, a situação é "pior" do que a registrada no ano passado, quando as inundações causaram mais de 50 mortes e grandes danos materiais.
O presidente Lula anunciou que irá viajar para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e articula medidas do governo federal para o estado.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: