"Não houve má-fé", aponta apuração preliminar do Exército em caso de alerta falso sobre dique
No último domingo (26), o Exército Brasileiro afastou dois militares responsáveis por divulgar a desinformação
247 – A apuração preliminar do Exército aponta que "não houve má-fé", mas sim um "excesso de iniciativa" no alerta falso de rompimento de dique em Canoas, no Rio Grande do Sul. A informação foi publicada pelo UOL nesta segunda-feira (27). No último domingo (26), o Exército Brasileiro afastou dois militares responsáveis por divulgar a desinformação.
Conforme apurado pelo site, o incidente envolve dois capitães que receberam a informação incorreta através do rádio. Assustados, eles teriam alertado 10 famílias da região sem verificar a veracidade do fato. O dique, porém, não rompeu.
Na ocasião, os moradores de Canoas foram orientados pelos militares a evacuar imediatamente suas casas devido ao suposto rompimento do dique, o que causaria uma inundação na região. Vídeos e relatos sobre o falso alarme circularam rapidamente nas redes sociais, gerando pânico e tirando pessoas de suas residências.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, o general responsável percebeu o equívoco e interrompeu a operação. Com a apuração preliminar não indicando má-fé por parte dos agentes, eles podem enfrentar uma punição administrativa. (Com informações de UOL).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: