Prazo para reabertura do aeroporto de Porto Alegre será anunciado daqui a quatro semanas, diz Pimenta
A empresa alemã Fraport, responsável pela administração do aeroporto, pediu tempo para concluir um diagnóstico definitivo sobre a segurança do Salgado Filho
247 - O ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou nesta terça-feira que o prazo para a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será divulgado em quatro semanas. A informação foi compartilhada pelo ministro através de sua conta no Twitter, após uma reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente da ANAC, Tiago Sousa, e o CEO global da Fraport.
"Concluímos uma reunião junto ao ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e ao presidente da ANAC, Tiago Sousa, com o CEO global da Fraport e equipe. A Fraport reafirmou o seu compromisso em manter as operações do Salgado Filho e trabalhar pela reabertura segura do aeroporto com agilidade", afirmou Pimenta.
A concessionária alemã Fraport, responsável pela administração do aeroporto, solicitou um prazo de quatro semanas para concluir um diagnóstico definitivo sobre a segurança do Salgado Filho. A partir deste diagnóstico, será possível definir o cronograma de reabertura do aeroporto, que foi severamente afetado pelas enchentes do mês passado.
"No dia 18 de julho, após a conclusão do diagnóstico de segurança, o CEO global da Fraport retorna ao Brasil para, junto ao governo federal, anunciarmos o cronograma definitivo de reabertura do aeroporto. Até lá, as equipes técnicas continuam trabalhando e tomando decisões em conjunto", explicou o ministro.
A crise climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio resultou em danos significativos à infraestrutura do Aeroporto Salgado Filho, estimados em até R$ 300 milhões. A reabertura do aeroporto, anteriormente prevista para dezembro deste ano, agora depende do novo cronograma a ser estabelecido em julho.
Em um movimento para auxiliar a recuperação, o BNDES suspendeu por 12 meses os pagamentos de um empréstimo de R$ 1,25 bilhão tomado pela Fraport para a modernização do aeroporto. "Durante o período, não haverá cobrança de valores adicionais e o cliente não será considerado inadimplente financeiro", informou o banco.
A presidente da Fraport Brasil, Andreea Pal, havia alertado que a companhia poderia devolver a concessão do aeroporto caso não recebesse apoio financeiro do governo federal. O empréstimo, aprovado em 2018, foi crucial para as obras de ampliação e modernização do aeroporto, agora inundado e fora de operação desde a enchente.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: