TV 247 logo
    HOME > Sul

    Presidente da Assembleia do Paraná confessa propina, mas acordo com MP prevê apenas devolução de dinheiro

    Deputado Ademar Traiano e ex-deputado Plauto Miró assinam acordo com Ministério Público em que admitem propina em contrato para a TV Assembleia

    (Foto: Alep)

    247 - O deputado estadual Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e o ex-deputado estadual Plauto Miró (na época filiado ao DEM) confessaram ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) que pediram e receberam propina de um empresário que tinha um contrato de prestação de serviço com a Alep.

    Ao fechar um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) com o Ministério Público, em dezembro de 2022, ambos admitiram terem recebido vantagem indevida do empresário Vicente Malucelli, um dos responsáveis pela TV Icaraí, que venceu uma licitação para fazer o planejamento e produção de conteúdo para a TV Assembleia — canal de TV da Alep.

    O contrato era de um valor total de R$ 11,4 milhões. No acordo, o Ministério Público decidiu que os deputados devem confessar o crime e apenas devolver o dinheiro recebido em troca de não serem processados na Justiça. Traiano e Plauto terão que pagar o valor de R$ 187 mil reais a título de reparação.

    Os acordos de colaboração ainda precisam ser analisados pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

    Perseguição a Renato Freitas - O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) incluiu em suas alegações finais em um processo que responde no Conselho de Ética as denúncias de propina contra Ademar Traiano.

    Renato Freitas, que enfrenta a quarta tentativa de cassação do seu mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, foi denunciado por Traiano ao Conselho de Ética por ter dito, na sessão plenária de 9 de setembro, que o presidente da Assembleia era corrupto.

    Sob o argumento de quebra de decoro parlamentar, Traiano pediu a cassação de seu mandato.

    Em sua defesa, Renato sustenta que não cometeu quebra de decoro e apontou as investigações do MP e ainda afirma ter provas de corrupção de Traiano citando a delação de Traiano.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: