Presidente do Ibope admite erro em Porto Alegre e pede desculpas
Na pesquisa da véspera do segundo turno em Porto Alegre, Ibope apontava Manuela D´Ávila com 51%, e Sebastião Melo, 49%. Resultado final foi a vitória do candidato do MDB, com 55%
247 - Chamou a atenção o erro de previsão do Ibope na pesquisa que divulgou no sábado (28), prevendo empate técnico, com possibilidade maior de vitória de Manuela D´Ávila, com 51% sobre Sebastião Melo, com 49. O resultado final foi a vitória de Melo, com 55%.
Também às vésperas do primeiro turno, o instituto errou. Considerando os votos válidos, Melo havia obtido 25% na pesquisa e fechou o primeiro turno com 31%. O Ibope tinha apontado Manuela com 40% das intenções de voto, mas o resultado dela nessa fase inicial da disputa foi 29%.
No segundo turno, na pesquisa apresentada no sábado (28), Manuela aparecia com 51%, e Melo com 49%, um empate técnico, com leve vantagem para a candidata do PC do B. Nas urnas, no entanto, Melo alcançou 55%, elegendo-se prefeito de Porto Alegre, e Manuela ficou com 45%. Esses números estão fora da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais.
Em entrevistas a veículos de imprensa de Porto Alegre, como a Rádio Gaúcha, nesta segunda (30), a presidente do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, pediu desculpas aos moradores da cidade. “Pedi desculpas pela informação que não foi precisa. Precisamos estudá-la em profundidade”, afirmou à Folha de S.Paulo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: