HOME > Sul

PSOL pede à PGR que investigue sete deputados federais acusados de disseminar fake news sobre RS

“O mais grave, no entanto, é o efeito final da rede de desinformação que é armada pelos denunciados", afirmaram os autores da representação

Casas inundadas perto do rio Taquari, na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul (Foto: Reuters/Diego Vara)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A bancada do PSOL na Câmara enviou uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra sete deputados federais acusados de disseminar fake news no contexto da crise climática vivida pelo Rio Grande do Sul após fortes chuvas terem atingido o estado.

Os parlamentares alvos da representação são Eliéser Girão Monteiro Filho (PL-RN), Gilvan Aguiar Costa (PL-ES), Paulo Bilynnkyj (PL-SP), Filipe Martins (PL-TO), Jonildo José de Assis (União Brasil – MT), Caroline Rodrigues de Toni (PL-SC) e Ulysses Freitas Pereira de Araújo (União Brasil-AC).

“O mais grave, no entanto, é o efeito final da rede de desinformação que é armada pelos denunciados. A confusão gerada por informações falsas e ou distorcidas chega à ponta – a população – e se desdobra em danos diretos às pessoas atingidas pelas enchentes no estado, seja por meio da difusão de pânico, seja por meio da inibição das doações ou da desorganização nos processos de triagem e distribuição dos donativos”, afirmam os autores do documento.

Segundo os parlamentares, os acusados estiveram envolvidos na divulgação de fake news, como a alegação de que caminhões com donativos estariam sendo barrados no estado gaúcho. (Com informações da CartaCapital).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados