"Resolvemos o maior gargalo logístico do Rio Grande do Sul", diz Renan Filho
Complexo de viadutos da Scharlau foi entregue pelo governo federal e promete aliviar tráfego intenso no Rio Grande do Sul
247 – O Complexo de Viadutos da Scharlau, localizado na BR-116/RS, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira, impactando diretamente cerca de 3 milhões de pessoas ao melhorar a conexão entre sete cidades e a capital Porto Alegre. A obra, que custou R$ 80 milhões, foi inaugurada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo presidente Lula, em cerimônia que marcou a resolução de um dos maiores gargalos logísticos do estado.
Segundo o ministro Renan Filho, a conclusão do complexo viário representa um marco significativo na infraestrutura regional, especialmente após o desastre climático que assolou diversas áreas do Rio Grande do Sul. “Esse era o principal estrangulamento. Resolvemos hoje o maior gargalo logístico do Rio Grande do Sul", declarou o ministro, enquanto enfatizava o esforço e a eficiência dos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no projeto.
O viaduto, que se situa no entroncamento da BR-116/RS com a BR-240/RS, não apenas facilita o acesso a Porto Alegre mas também serve como via de acesso para cidades importantes como Caxias do Sul, Novo Hamburgo, e os destinos turísticos de Gramado e Canela. Diariamente, cerca de 140 mil veículos passam pelo local, incluindo moradores, turistas, prestadores de serviço e caminhoneiros.
O presidente Lula, presente no evento, comentou sobre o compromisso do Governo Federal com o estado, especialmente após os impactos da enchente. "Antes da enchente, já tínhamos começado o Novo PAC. Não era necessário acontecer o que aconteceu nesse desastre", disse Lula, destacando a importância de ouvir as necessidades dos estados para direcionar adequadamente os investimentos federais.
Além do viaduto, a obra inclui duas novas alças e o alargamento das pistas de acesso, aumentando a capacidade de fluxo de veículos e reduzindo significativamente o tempo de espera em congestionamentos. O vice-governador do estado, Gabriel Souza, também destacou a colaboração entre o governo estadual e federal, ressaltando que tais projetos melhoram substancialmente a vida das pessoas na região.
O complexo faz parte de um plano maior que prevê investimentos federais de R$ 577,8 milhões até 2026, abrangendo 38,5 quilômetros da BR-116/RS e revitalizações significativas em vias urbanas que conectam Canoas a Porto Alegre. Com a entrega deste projeto e outros em andamento, o governo espera não só melhorar a mobilidade urbana e regional, mas também fortalecer a infraestrutura para enfrentar futuras adversidades climáticas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: