RS tem duas barragens com risco de ruptura
Outras cinco barragens entraram em nível de alerta
247 - A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste domingo (12) que duas barragens do estado têm risco de ruptura iminente. Hidrelétrica Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga, e a barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra. De acordo com a Defesa Civil, mais de 2 milhões de pessoas tiveram problemas por causa das enchentes no estado. Mais de 618 mil pessoas estão fora de suas casas e moradores de 446 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul sofreram consequências dos temporais.
Outras cinco barragens entraram em nível de alerta, quando anormalidades colocam a segurança da barragem em risco. Uma é a usina hidrelétrica 14 de Julho, em Cotiporã e em Bento Gonçalves. A outra é a barragem Dona Francisca, em Nova Palma. A terceira é a barragem Capané, em Cachoeira do Sul. As outras duas são a de São Miguel, em Bento Gonçalves, e Santa Lúcia, em Putinga.
O órgão emitiu um alerta ao povo gaúcho. "Alerta de chuvas intensas, risco de cheias em arroios, córregos, rios pequenos e movimentos de massa nas regiões do Vale do Paranhana e serras do Litoral Norte. Evite áreas de risco. Orientação: quem mora em regiões próximas, ou em áreas com histórico de alagamentos ou inundações deve sair com antecedência, de forma ordenada, buscando um local seguro para permanecer. Não atravesse áreas alagadas a pé, ou mesmo de carro. Procure informações com a Defesa Civil de sua cidade. Em caso de emergência ligue 193/190".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: