CFM lança plataforma Atesta CFM para validação de atestados médicos
Ferramenta promete garantir a integridade dos documentos, possibilitando a verificação de autenticidade por parte de pacientes, empresas e médicos
247 - O Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou a Atesta CFM, uma nova plataforma digital destinada à validação de atestados médicos em todo o Brasil. A ferramenta promete garantir a integridade dos documentos emitidos, possibilitando a verificação de autenticidade por parte de pacientes, empresas e médicos, explica o g1.
A plataforma permitirá que os atestados sejam enviados automaticamente para empregadores logo após a emissão, agilizando o processo e aumentando a segurança. A fase de testes começa em novembro, com uso obrigatório para profissionais da saúde a partir de março de 2025.
Com versões para médicos, pacientes e empresas, a Atesta CFM será acessível pelo site do conselho e por aplicativo, permitindo que pacientes consultem seus atestados, que empresas verifiquem a autenticidade dos documentos, e que médicos recebam alertas em tempo real sobre os atestados emitidos com seu registro.
Os médicos interessados devem se cadastrar no site da plataforma e autenticar seus dados pessoais para emitir atestados, inclusive de saúde ocupacional e por telemedicina. O sistema ainda oferece personalização dos documentos, gestão de históricos e cancelamento de atestados injustificados.
Segundo o CFM, o Atesta CFM permitirá a emissão de atestados de qualquer lugar, garantindo que documentos sejam assinados digitalmente e enviados de forma prática e segura aos pacientes e empresas, contribuindo para a modernização e transparência do processo de emissão de atestados médicos no país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: